sexta-feira, 28 de junho de 2013

LEITURA DINÂMICA

Sou viciada em leitura. Daquelas que não conseguem ficar ser ler algo (leio até bula de remédio). Não faço qualquer tipo de discriminação quanto ao gênero literário, nem mesmo à faixa etária recomendada. O que me importa é se a história é bem contada, se me prende até o final.

Portanto, vou postar aqui algumas sugestões de livros que comecei a ler em 2013.

INFANTO JUVENIS

 Engana-se quem acha que as crianças não gostam de um bom livro. Neste friozinho, ao invés de deixar seus filhos passarem o dia em frente da televisão, compre um livro e leia com ele para discutirem a história depois (eu leio todos os livros dos meus filhos). Como tenho meninos, conheço melhor a literatura dirigida a este público. Vou indicar os livros que o meu filho, de 11 anos, mais gosta:

- DIÁRIO DE UM BANANA, de Jeff Kinney - esta coleção, que mistura quadrinhos e história, é a favorita do meu filho. Comprei todos os 6 livros no dia do lançamento e ele termina de ler os livros no dia seguinte. Realmente, esta coleção traz histórias muito engraçadas e consigo me ver no papel da pobre mãe que tenta de tudo para ser uma boa mãe... Trata-se do diário de um menino pouco popular na escola, que narra, de forma muito divertida, os acontecimentos na escola, sobre sua família e passeios.
Para se ter uma idéia sobre a popularidade deste livro, o autor veio, recentemente, à São Paulo para o lançamento do 6o livro da série, e diversas crianças (como o meu filho) me imploraram para que eu o levasse para o conhecer.
Os 3 primeiros livros foram adaptados para o cinema e os filmes são bem legais, valem a pena serem assistidos. Há cenas divertidíssimas nos 3 filmes.







 - COMO TREINAR O SEU DRAGÃO, de Cressida Cowell - O primeiro livro desta série foi adaptado para o cinema e, apesar de adorar o filme, ele é totalmente diferente da história contada nos livros. No filme, o Banguela é o dragão mais temido, enorme, um fúria da noite. Já, no livro, o Banguela é o pior dragão que alguém poderia querer, um dragão de jardim. Pequeno, resmungão, não obedece ninguém e sempre faz xixi no travesseiro do pai do Soluço. 
Já o Soluço, tanto do filme quanto do livro, é um garoto magricela, fraco, filho do chefe dos Vikings, um homem enorme e forte. Mas, ao longo da história, Soluço, o narrador, mostra que a inteligência supera a força e sempre nos surpreende com suas idéias e soluções. 
Assista o filme mas, com certeza, leia esta coleção. São 9 livros e todos são excelentes. As histórias são bem contadas, há muita ação, aventura e comédia, que explicam conceitos de amizade, ética e moral. Sou uma fã enorme desta coleção. Meu filho ama ficar analisando os desenhos feitos pelo Soluço em seu diário.
Nesta série, inclusive, há um livro que fala sobre a visão do dragão Banguela sobre os seres humanos e, principalmente, sobre o Soluço  ("Como treinar seu Viking")





 Agora há, inclusive, um seriado na televisão sobre Como treinar o seu dragão

 - COLEÇÃO DEZESSEIS LUAS OU BEAUTIFUL CREATURES, de Margaret Stohl e Kami Garcia - o que destruiu esta coleção? Foi o filme. Uma das piores adaptações que já vi no cinema (esta é a minha opinião, há quem o amou mas, se leu o livro, não gostou). Os livros (Dezesseis luas, Dezessete luas, Dezoito luas e Dezenove luas - ainda não lançado), são um romance adolescente sobrenatural sobre um garoto normal, Ethan, que se apaixona por uma menina, Lena, que, no seu 16o aniversário, irá se transformar em um ser do bem ou do mal. Os livros trazem bastante ação e são envolventes, do tipo que você não consegue parar de ler.
Consegui ler o livro Dezenove Luas em inglês. Achei mais fraco que os anteriores mas finalizou a coleção. Não gostei muito do final, muito previsível e você espera um pouco mais dos outros personagens, além dos protagonistas Lena e Ethan. Mas, enfim, é uma coleção que recomendo.








- A HOSPEDEIRA, Stephenie Meyer - como disse, não sou preconceituosa e leio tudo o que vejo pela frente. Muitos sequer chegam perto deste livro porque é da escritora de Crepúsculo. Bem, o livro não tem nenhum semelhança com Crepúsculo e tenho que confessar que chorei horrores em um dos capítulos. A história prende, há dilemas morais, enfim, é uma boa história. Foi adaptada para o cinema de forma razoável. O livro é muito mais completo, com várias passagens que ficaram de fora do filme (inclusive aquela que me debulhei em lágrimas). 
Sinopse: Nosso planeta foi dominado por um inimigo que não pode ser detectado. Os humanos se tornaram hospedeiros dos invasores. Suas mentes são extraídas enquanto seus corpos permanecem intactos e prosseguem suas vidas aparentemente sem alteração. A maior parte da humanidade sucumbiu a tal processo.
Quando Melanie, um dos humanos "selvagens" que ainda restam, é capturada, ela tem certeza de que será seu fim. Peregrina, a "alma" invasora designada para o corpo de Melanie, foi alertada sobre os desafios de viver dentro de um ser humano: as emoções irresistíveis, o excesso de sensações, a persistência das lembranças e das memórias vívidas. Mas há uma dificuldade pela qual Peregrina não esperava: a antiga ocupante de seu corpo se recusa a desistir da posse de sua mente.





- COLEÇÃO JANE AUSTEN - esta é uma indicação para garotas mais velhas (ou mamães) habituadas à leitura Não são textos fáceis pois a linguagem é rebuscada. Mas, sinceramente, adoro esta famosa escritora inglesa. Seus livros são considerados clássicos da literatura inglesa e são muito românticos. Ela retrata, com perfeição, os costumes do final do século XVIII e início do século XIX. O mais interessante é que seus textos continuam sendo atuais. Recentemente, comprei vários livros desta escritora de uma coleção chamada "A obra prima de cada autor". São livros de bolso, com papel mais simples mas que, em média, custam entre R$5,00 e R$10,00. Aliás, para quem gosta de literatura, há livros excelentes como Madame Bovary, de Flaubert; O Processo, de Kafka; Mulher de 30 anos, de Balzac, etc.

Livros de Jane Austen (inseri a foto dos filmes e não dos livros):

- Orgulho e Preconceito: é o mais famoso livro de Jane Austen e foi muito bem adaptado para o cinema em 2005. Escrito em 1797 e publicado em 1813, fez gerações de mulheres sonharem com o Sr. Darcy. Trata da história de Elizabeth Bennet, uma garota culta, de personalidade forte, de recursos financeiros limitados e, por isso, sua família interesseira vive buscando um casamento vantajoso com alguém rico. Adoro este livro e o filme. O livro tem um final mais completo em relação ao filme e narra o que aconteceu com toda a família, não se limitando à história de Elisabeth.





- Emma - é uma comédia gostosa de ler e que também foi bem adaptada para o cinema (gosto do filme de 1996). É a história de Emma, uma garota de 20 anos bonita, rica e inteligente, que tenta auxiliar seus amigos, manipulando seus relacionamentos.







- Mansfield Park - neste livro, uma menina pobre, em razão de graves dificuldades econômicas da sua família, é enviada para viver com uma família rica em Mansfield Park e lá encontra o filho mais novo, Edmund que, com ela, mantém uma grande amizade e paixão pela literatura. A adaptação para o cinema não foi tão feliz quanto em Emma e Orgulho e Preconceito mas é um filme legal de se assistir e um bom livro para se ler.




- Persuasão - O enredo gira em torno de Anne Elliot, filha de Walter Elliot, baronete de Kellynch Hall, a qual sete anos antes dos eventos narrados no romance, apaixona-se por Frederick Wentworth, inteligente, ambicioso, mas pobre, e é impedida pela família de contrair matrimônio com o mesmo. Tal rompimento foi feito sob a interferência da viúva Lady Russell, que não via vantagens no casamento com um homem sem tradições e sem conexões familiares importantes, temendo um futuro incerto para Anne.
A adaptação deste livro para o cinema foi horrível, os atores não são nada carismáticos. Enfim, não gostei do filme e, por isso, ainda não li o livro. Prometo ler nestas férias.



- Razão e Sensibilidade -  A história relata os relacionamentos de Elinor e Marianne Dashwood, duas filhas do segundo casamento de Mr. Dashwood. Elas têm uma jovem irmã, Margaret, e um meio irmão mais velho, John. Quando seu pai morre, a propriedade da família passa para John, o único filho homem, e as mulheres Dashwood se vêem em circunstâncias adversas. O romance relata a mudança das irmãs Dashwood para uma nova casa, mais simples e distante, e seus relacionamentos. O contraste entre as irmãs, mostrando Elinor mais racional e Mariane mais emotiva e passional, é resolvido quando cada uma encontra, à sua maneira, a felicidade. Ao longo da história, Elinor e Marianne buscam o equilíbrio entre a razão (ou pura lógica) e a sensibilidade (ou pura emoção) na vida e no amor.
Este livro foi adaptado para o cinema, ganhou, inclusive, Oscar de melhor roteiro adaptado e o Globo de Ouro de melhor drama. Enfim, é um filme que vale a pena assistir.





- A Abadia de Northanger - ainda não li este livro. Trata da história da jovem Catherine Morland, que imagina suas aventuras sombrias em antigos castelos ou mosteiros, e acredita que pode viver um desses sonhos quando é convidada a permanecer na Abadia de Northanger. Um romance se desenvolve entre ela e Henry Tilney, o filho do proprietário do lugar. 
Foi adaptado para o cinema em 2007 mas ainda não consegui encontrar este filme.


ADULTOS

- Inferno, Dan Brown - mais uma aventura do Professor Robert Langdom que precisa desvendar um mistério que envolve símbolos deixados na obra de Dante Alighieri. Apesar de constar em todas as listas como o mais vendido, honestamente, depois de ler todos os livros de Dan Brown, este foi o que achei mais fraco. É um excelente guia turístico de Florença e Veneza mas, tirando todos os milhares de detalhes sobre as incontáveis obras destas cidades, é possível fazer o resumo da história em 2 páginas.
Como alguns sabem, aproveito a minha horrível hora de bicicleta ergométrica diária para ler livros e costumo ler um livro a cada 3 dias, no máximo uma semana. Este livro demorei quase 3 semanas para ler... Recomendo como guia turístico, na categoria imperdível.



- Garota Exemplar, Gillian Flynn - Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?
O começo do livro é em um ritmo bem lento e tolo. Depois, a autora nos surpreende e a narrativa nos prende até o final. É o tipo de livro que você não consegue parar de ler porque, a cada minuto, há uma reviravolta. Apesar de não ter gostado do final, indico este livro.





- Coleção Crossfire, Sylvia Day - antes era uma trilogia mas, devido ao sucesso, a autora resolveu ampliar e confirmou, recentemente, que serão 5 livros. Já foram publicados 3 livros: Toda Sua (livro 1), Profundamente Sua (livro 2) e Para Sempre Sua (livro 3). O livro segue a linha da Coleção 50 tons de cinza e narra a história de Eva Tramell, uma jovem de 24 anos que se muda para N.York, começa a trabalhar com publicidade e conhece o milionário Gideon Cross, por quem fica caidinha.
Algo que sempre me incomoda nestes novos romances é a menina pobre, boboca, que nunca fez nada na vida, encontra o milionário esperto, super inteligente e vivido e vivem felizes para sempre. Sendo muito preconceituosa, o problema não é a diferença econômica mas, sim, cultural.
Isso não é o que acontece na coleção Crossfire e, talvez por isso, tenha gostado mais do que a trilogia 50 Tons. A Eva Tramell não é tão perfeitinha quanto a Anastasia Steele. Ela tem um passado, tem o mesmo gosto refinado e frequenta os mesmos ambientes que o milionário Gideon, porque também é rica. Enfim, é menos ficção científica (?!?)
A única coisa que não gostei foi a ampliação de 3 para 5 livros. Acho que a escritora ficará enrolando. Mas é um livro excelente para ler enquanto faz bicicleta ergométrica e para lembrar do marido (ainda mais quando se tem 15 anos de casados como eu rsrsrsrs)
Curiosidade inútil: a escritora pensou no ator Henry Cavill (o novo Super Homem) quando descrevia o personagem Gideon. Assim, fora o nome horrível (desculpe quem tem este nome, mas não gosto), pensar no Henry Cavill melhora a leitura.


 - Trilogia Cinquenta Tons de Cinza, E.L. James - sucesso absoluto de vendas, também denominado pornô apimentado para mamães, traz a história de Anastasia Steele, uma garota normal, sem qualquer experiência que encontra o milionário e atraente Christian Grey, que tem um lado para lá de obscuro entre quatro paredes. Os detalhes são bem explícitos, como na coleção Crossfire. Ótima leitura para "inspirar" namoradas e esposas (mesmo que não tenham a coragem de Ana Steele).


 - CRIME E CASTIGO, Fiódor Dostoiévski - Não é uma leitura fácil. Os nomes, em russo, são difíceis de serem memorizados se não prestar atenção, a narrativa é lenta e muito aprofundada em suas quase 600 páginas. Mas é um clássico que você deve ler.
É considerado um dos romances mais importantes, mais lidos e festejados da literatura mundial, Publicado originalmente em 1866, conta a história de um crime e suas consequências. Trata-se de um enredo de suspense e de grande tensão, de uma profundidade psicológica única, passado na turbulenta Rússia csarista do século XIX.
Raskólhnikov é um jovem pobre, ex-estudante da universidade, que vive nos bairros marginais de São Petersburgo. Dono de uma mente febril – como todos os grandes personagens de Dostoiévski (1821-1881) –, convence a si próprio que, devido à sua extrema miséria, está isento de qualquer lei moral. Porém, quando resolve colocar a teoria à prova, as coisas não saem como o esperado, e ele sofre miseravelmente. Crime e castigo, parece dizer o romance, são duas faces da mesma moeda, duas realidades indissociáveis que brotam da mesma semente.





- O Diário de Bridget Jones, Helen F ielding - Depois de demorar um mês para ler a difícil e angustiante história de Crime e Castigo, precisava de algo leve, para rir um pouco (pois o meu humor varia conforme os livros que estou lendo). Acabei me deparando com o Diário de Bridget Jones, volumes 1 e 2. São livros gostosos de se ler, demorei 1 dia para ler cada um dos volumes. O primeiro livro se chama "O diário de Bridget Jones" e, o segundo, "Bridget Jones, no limite da Razão".
Escrito na forma de diário, o romance relata um ano na vida de Bridget Jones, uma solteira de trinta e poucos anos, que luta com todas as forças para emagrecer, encontrar um namorado, parar de beber e largar o cigarro.
As histórias são totalmente diferentes das adaptadas para o cinema. Curiosidades: Bridget Jones, no livro, é fã incondicional do ator Collin Firth, principalmente por causa do seu papel no seriado Britânico, da BBC, Orgulho e Preconceito, no qual faz o personagem do Sr. Darcy. Menciona-se no livro sobre o escândalo provocado pelo ator Hugh Grant com uma prostituta. Mal sabia a escritora que, anos depois, ao ser adaptado para o cinema, estes 2 atores assumiriam os papéis de Darcy e Daniel, do seu livro.
Aliás, o nome Darcy foi retirado do livro de Jane Austen, Orgulho e Preconceito.
É uma leitura leve e divertida.
Está prometido, para novembro de 2013, o 3o livro da série, com uma Bridget mais velha, com quarenta anos de idade e, ao invés de anotar em cada página do diário o número de calorias ingeridas, o número de cigarros e seu peso, ela se modernizará, passando a contabilizar o número de curtidas no facebook e seguidores do Twitter.
Há a previsão, ainda, de um terceiro filme sobre Bridget mas, provavelmente, será sobre um assunto já narrado nos livros anteriores.
Estou na expectativa. Afinal, adoro rir com a Bridget.




- O Símbolo Perdido, Dan Brown
Este é o terceiro livro do Professor Robert Langdon. 
Depois de Código da Vinci, este é o melhor (muito mais interessante do que Inferno). A história tem bastante ação, fala da maçonaria e, apesar de muitas explicações do professor, não se trata de um mero guia turístico de Washington DC. 
Sinopse:
"Depois de ter sobrevivido a uma explosão no Vaticano e a uma caçada humana em Paris, Robert Langdon está de volta com seus profundos conhecimentos de simbologia e sua brilhante habilidade para solucionar problemas. Em O símbolo perdido, o célebre professor de Harvard é convidado às pressas por seu amigo e mentor Peter Solomon - eminente maçom e filantropo - a dar uma palestra no Capitólio dos Estados Unidos. Ao chegar lá, descobre que caiu numa armadilha. Não há palestra nenhuma, Solomon está desaparecido e, ao que tudo indica, correndo grande perigo. 
Mal'akh, o sequestrador, acredita que os fundadores de Washington, a maioria deles mestres maçons, esconderam na cidade um tesouro capaz de dar poderes sobre-humanos a quem o encontrasse. E está convencido de que Langdon é a única pessoa que pode localizá-lo.
Vendo que essa é sua única chance de salvar Solomon, o simbologista se lança numa corrida alucinada pelos principais pontos da capital americana: o Capitólio, a Biblioteca do Congresso, a Catedral Nacional e o Centro de Apoio dos Museus Smithsonian.
Neste labirinto de verdades ocultas, códigos maçônicos e símbolos escondidos, Langdon conta com a ajuda de Katherine, irmã de Peter e renomada cientista que investiga o poder que a mente humana tem de influenciar o mundo físico. 
O tempo está contra eles. E muitas outras pessoas parecem envolvidas nesta trama que ameaça a segurança nacional, entre elas Inoue Sato, autoridade máxima do Escritório de Segurança da CIA, e Warren Bellamy, responsável pela administração do Capitólio. Como Langdon já aprendeu em suas outras aventuras, quando se trata de segredos e poder, nunca se pode dizer ao certo de que lado cada um está."



- O Hipnotista, de Lars Kepler - comecei a ler este livro ontem e já estou na página 200 (são 661 páginas).
Sinopse: O massacre de uma família nos arredores de Estocolmo abala a polícia sueca. Os homicídios chamam a atenção do detetive Joona Linna, que exige investigar os assassinatos. O criminoso ainda está foragido, e há somente uma testemunha: o filho de 15 anos, que sobreviveu ao ataque. Quem cometeu os crimes o queria morto: ele recebeu mais de cem facadas e está em estado de choque.
Desesperado por informações, Linna só vê uma saída: hipnose. Ele convence o Dr. Erik Maria Bark – especialista em pacientes psicologicamente traumatizados – a hipnotizar o garoto, esperando descobrir o assassino através das lembranças da vítima. É o tipo de trabalho que Bark jurara nunca mais fazer: eticamente questionável e psicologicamente danoso. Quando ele quebra a promessa e hipnotiza o garoto, uma longa e aterrorizante sequência de acontecimentos tem início.

Os nomes dos personagens e os locais para nós, brasileiros, são diferentes e difíceis de memorizar. Porém, até o momento, a história tem sido eletrizante.
Depois de 3 dias terminei de ler o livro. Aterrorizante. Prende até o final. Vale a pena. Daria um ótimo filme de suspense e ação. 
Curiosidade: Lars Kepler é o pseudônimo de um casal de escritores suecos, Alexander Ahndoril e Alexandra Coelho Ahndoril que, juntos, escrevem romances policiais sobre o detetive Joona Linna. 
No livro, o detetive Joona está lendo o livro Crime e Castigo, de Dostoiévski.




- S.E.G.R.E.D.O, L. Marie Adeline - para reduzir o nível de tensão depois do Hipnotista, vou ler este livro que foi sucesso na feira do livro de Frankfurt no ano passado.
Sinopse: "Cassie, uma viúva de 35 anos que vive sem nenhum luxo em um quarto alugado, trabalha como garçonete em Nova Orleans e tem uma vida amorosa nula, deixa para trás as incertezas que a marcaram durante seu casamento com um marido alcoólatra e egoísta para descobrir seu potencial como mulher.; 
Cassie é chamada a participar de uma sociedade secreta essencialmente feminina, que tem por objetivo “ajudar mulheres a entrar em contato com seu lado sexual. E, assim fazendo, elas tornam a ter contato com a parte mais poderosa de si mesmas. Um passo de cada vez”, e 10 Passos no total. 
Dentro de S.E.G.R.E.D.O., as integrantes são convidadas a redescobrir sua feminilidade e sensualidade a partir das fantasias que elas mesmas escolhem (mesmo sem saber ao certo como ou quando elas se realizarão). Os homens, neste contexto, apenas ajudam a organização a realizar os desejos mais íntimos das participantes em cada um de seus 10 Passos. Ao longo dessas etapas, elas ganham a confiança para buscar novos amores: o seu amor próprio e o de uma nova paixão.

Para identificá-la como membro da organização, Cassie ganha um bracelete no qual vai adicionando talismãs, que recebe a cada etapa completada. Os 10 Passos começam pela Rendição e testam sua Coragem, Fé, Generosidade, Destemor, Confiança, Curiosidade, Bravura, Exuberância e, por fim, dão a Cassie uma Escolha: a chance de continuar como parte de S.E.G.R.E.D.O. ou optar por uma vida fora da sociedade. E você, aceitaria o convite?"
Cassie é uma mulher insegura de 35 anos, que não se acha atraente e é totalmente relaxada em relação à sua aparência. Conheceu seu marido na escola e nunca teve outro homem. Seu marido foi um canalha que a menosprezava. Ela tem uma rotina monótona e segura e sua única companheira é a sua gata. Mora em um edifício que todos denominam Hotel das Solteironas.
Li este livro em 6h (até eu fiquei impressionada com a rapidez, considerando que são 214 páginas). Leitura fácil, gostosa, livro feito por uma mulher para outra mulher. A única coisa que me deixou triste? Quando comecei a ler, achei que se tratasse de um livro único, com início e fim. Estou um pouco cansada das trilogias. Mas, ao final, se percebe a necessidade de uma continuação do livro. A história se fecha mas você fica com aquele gostinho de insatisfação, querendo mais, já que passa a torcer pela descoberta e felicidade de Cassie.
É um livro legal que deveria ser recomendado para os homens que insistem em dizer que as mulheres são difíceis de serem entendidas. Depois de ler as colções crossfire, 50 tons de cinza e este livro, nitidamente, se percebe um padrão feminino ao qual, honestamente, também me identifico. E não devo ser a única pois estes livros estão sendo sucesso absoluto de vendas.





- A Metamorfose, de Franz Kafka
 Sinopse: "A metamorfose é a mais célebre novela de Franz Kafka e uma das mais importantes de toda a história da literatura. Sem a menor cerimônia, o texto coloca o leitor diante de um caixeiro-viajante - o famoso Gregor Samsa - transformado em inseto monstruoso. A partir daí, a história é narrada com um realismo inesperado que associa o inverossímil e o senso de humor ao que é trágico, grotesco e cruel na condição humana - tudo no estilo transparente e perfeito desse mestre inconfundível da ficção universal."
Livro curto, pouco mais de 30 páginas (li em 2 horas), que foram escritas em 20 dias por Kafka. Parte da louca premissa de que alguém se transformou em um inseto e não tem a exata consciência disto, apesar de suas limitações e a reação das pessoas ao o encontrar. É um livro triste, que mostra o lado egoísta e frio do ser humano. Não acho que seja o seu melhor livro mas é o mais famoso. É claro que podemos fazer analogias e, não pensando na transformação em um inseto, mas em uma doença que o deixe incapacitado, chegaremos à conclusão que as reações humanas, salvo pequenas variações, seriam semelhantes as apresentadas no livro. Como tenho verdadeiro pânico de ficar doente em uma cama, totalmente incapacitada, a leitura deste livro me deixou um pouco deprimida....



- Casada com um estranho ("The Stranger I married"), Sylvia Day - o livro trata da história do escandaloso casal lady Isabel e Gerard Falkner, em Londres, no século XIX.

Isabel se apaixonou e casou com o homem de seus sonhos. Ele a traiu e depois morreu. Gerard Falkner era um jovem rico e de bom nível social, irresponsável, se apaixona por uma moça que sua mãe rejeita devido ao seu status inferior. Ela se casa com outro quando a mãe de Gerard o envia para longe.
Assim, Isabel se torna uma viúva amargurada, que não acredita no amor e mantém relacionamentos que chocam a sociedade inglesa do século XIX.
Gerard Falkner, para irritar sua mãe, se casa com Isabel, mantendo com esta uma relação de amizade, sendo que cada um possui vida sexual própria, com Gerard mantendo seu relacionamento extraconjugal com a moça que sua mãe não aprovou. Contudo, algo acontece e faz com que Gerard desapareça por 4 anos. Quando retorna, é uma nova pessoa e um estranho para Isabel.
Comentário: é mais um livro light (no sentido de não haver morte, apreensão, grandes sofrimentos) e curto da Sylvia Day. Até a metade é uma leitura gostosa e fácil mas, no último terço do livro, parece que a autora queria o concluir rápido e correu com a história. Enfim, o clímax poderia ter sido bem melhor.



- Coleção Breathless, Maya Banks - a coleção conta a história de 3 melhores amigos e sócios de uma empresa: Gabe, Jace e Ash. Os três amigos são lindos, ricos e poderosos. Cada livro conta a história de um dos amigos. O primeiro é sobre Gabe, o segundo, sobre Jace e, último (ainda não traduzido no Brasil) é fala sobre Ash. O que gostei nesta coleção é que cada livro se fecha, ou seja, conclui a história de um dos personagens, não se arrasta como em outras trilogias.

Livro 1 -  Obsessão


Sinopse: "Para Gabe, tudo significa realizar uma fantasia particular com uma mulher que era um fruto proibido - e que agora está pronta para ser colhida...
Quando Gabe Hamilton viu Mia Crestwell entrar no salão na inauguração de seu hotel, sabia que iria para o inferno pelo que tinha planejado. Afinal, Mia é irmã de seu melhor amigo, Jace. Contudo, não é mais uma menininha. E Gabe já esperou muito tempo para colocar seus desejos em prática.
Gabe já fez parte das fantasias de Mia há muito tempo, desde que era apenas uma adolescente com uma "paixonite" pelo melhor amigo de seu irmão. Mas o que pode acontecer 14 anos depois? Mia sabe que Gabe é como um sonho inalcançável, mas sua atração só fez aumentar ao longo do tempo. Agora ela é adulta, e não há motivo para não agir de acordo com seus desejos mais secretos."
Comentário: Seria um 50 tons de cinza mais pesado, no qual Christian Gray seria um calouro de Gabe. Gabe é um homem mais velho, com 38 anos, divorciado, não um menino. Dá para entender o motivo pelo qual Mia faz tudo por Gabe (mesmo algumas coisas, digamos, questionáveis): ela sempre foi apaixonada pelo sujeito, desde adolescente. Então ela aceita até coisas absurdas. Há uma situação no livro, inclusive, que me deu nó no estômago e me chocou. Definitivamente, não é um livro que deixaria uma filha ou sobrinha nova ler rsrsrs.


Livro 2 - FEBRE (FEVER)
Sinopse: " Jace e Ash compartilham tudo, incluindo suas mulheres. Quando eles encontram Bethany, Jace começa a sentir coisas que nunca experimentou antes: o ciúme, e uma obsessão poderosa que o ameaça, oprime e excita até fora de controle. Jace não quer compartilhar Bethany, com ninguém. Ele está determinado a ser o único homem em sua vida, e está colocando em risco a longa amizade com Ash. Bethany vai ser dele e só dele. Mesmo que isso signifique virar as costas para seu melhor amigo."
Comentário com spoiler: Gostei mais do primeiro livro. Nesta segunda história, é deprimente saber que uma garota aceita fazer certas coisas, simplesmente, porque passa frio e está com fome. Bethany é uma órfã sem teto, não tem emprego e passa necessidade. Honestamente, a coisas entre ela e Jace acontecem rápido demais e, mesmo sonhando com conto de fadas, não acredito que pessoas com formações culturais tão distintas consigam manter algo estável e duradouro. Não sou preconceituosa mas, apenas, realista. Não se trata, apenas, de pequenas diferenças sócio econômicas pois isto é superável mas, sim, fatores culturais. Eles são de mundos diamentralmente opostos. Não consegui digerir muito bem este romance avassalador.  




Livro 3 - Rush

Sem tradução no Brasil, este é o terceiro livro da coleção e conta a história de Ash. Ainda não o li e não encontrei nenhuma sinopse disponível.




Coleção Beautiful Bastard, Christina Lauren

Livro 1 - Cretino Irrestível ou Beautiful Bastard

Sinopse: "Uma estagiária ambiciosa. Um executivo perfeccionista. E um relacionamento ardente e totalmente perigoso! Esperta, dedicada, prestes a cursar um MBA, Chloe Mills tem apenas um único problema: seu chefe,Bennet Ryan. Ele é exigente, insensível, sem consideração - e completamente irresistível. Um belo cretino. Bennet acaba de retornar da França para assumir um cargo importante na empresa de comunicações de sua família. Mas o que ele não poderia imaginar era que a pessoa que o ajudava enquanto ele estava no exterior era essa criatura linda, provocadora e totalmente irritante que agora ele tem de ver todos os dias. Ele nunca foi do tipo que se envolve em relacionamentos no ambiente de trabalho, mas Chloe é tão tentadora que ele está disposto a flexibilizar essa regra - ou quebrá-la de uma vez - para tê-la. Por todo o escritório! Mas o desejo que um sente pelo outro cresce tanto que Bennet e Chloe terão de decidir o que estão dispostos a perder para ganhar um ao outro."

Comentário: na mesma linha de 50 tons de cinza, crossfire, etc, este livro foi muito divertido pois não se trata da história da jovem indefesa que sai com um magnata dominador. Não, a personagem principal, Chloe, é uma mulher poderosa, independente, obstinada e inteligente. Apesar de ser seu chefe, Bennet não a vê como um brinquedinho frágil. Há mais humor neste livro, uma vez que, não sendo um um animalzinho indefeso, Chloe coloca seu chefe no devido lugar. Recomendo por um ser uma leitura rápida e gostosa.


Livro 2 - Beautiful Stranger

Sinopse: Um charmoso britânico Playboy. Uma menina determinada a finalmente viver. Depois de terminar com um namoro de anos, Sara Dillon, melhor amiga de Chloe Mills, se muda para Nova York e está à procura de aventura, sem compromisso ou amarras. Porém, em uma noite que deveria ser apenas diversão, ela encontra um britânico, irresistível e sexy em um clube de dança. Com exceção de Sara, todos sabem que o seu britânico misterioso se chama Max Stella e que possui uma grande fama junto às mulheres de Nova York.Os jornalistas e fotógrafos sempre estão atrás de Max, o que é a última coisa que Sara deseja. Mas eles possuem mais em comum do que ela pode imaginar... 
Comentário: trata-se de uma continuação de Beautiful Bastard, trazendo Chloe e Bennet Ryan como coadjuvantes desta história. Sara rompeu com seu antigo namorado e, através de Chloe (sua melhor amiga), vai trabalhar na empresa de Bennet Ryan. Na despedida de solteira de Choe, encontra um britânico em um clube de dança e, pela primeira vez em sua vida, faz coisas loucas, em público e não quer saber, sequer, o nome do seu par. Porém, ele a encontra novamente e, com ela, mantém um relacionamento bem atípico.
Gostei mais do primeiro livro, talvez porque me identifique mais com a Chloe do que com a Sara. Ela tem tendências de exibicionismo e voyeurismo que  são compartilhadas por Max, o britânico. É um livro legal, inferior ao primeiro da coleção, mas muito melhor que a maioria (adoro quando a mulher tem opinião, é decidida e forte e não a puritana meiga e frágil). 







FÉRIAS - CINEMA (Julho de 2013)

Início de férias e você não tem a menor idéia do que fazer com as crianças? Vamos tentar agendar algumas coisas legais, mesmo que você não possa viajar e tenha que ficar em São Paulo.
Se você residir em outro Estado e puder acrescentar dicas aqui, irei adorar.

CINEMA

Quem me conhece sabe que adoro um bom desconto ou promoção.
Na rede Cinemark, quem possui telefone celular vivo, recebe 50% de desconto na compra do ingresso. Basta apresentar o número do seu CPF na hora da compra do ingresso.
Para quem possui cartão de crédito Bradesco, o desconto de 50% vale para o ingresso e para a compra de um combo pequeno de refrigerante e pipoca.

- Universidade Monstros - é o grande lançamento infantil destas férias. Mostra o início, não muito fácil, da amizade entre o Mike Wazowski e James P Sullivan. O filme é muito fofo e vale o ingresso, tanto para adultos quanto para crianças. É um ótimo programa para a família. Eu assisti e adorei. Link do website oficial do filme - http://www.disney.pt/filmes/monstros-universidade



A loja online da Disney faz entregas para o Brasil (não estamos na lista dos países excluídos) mas nunca comprei nada deste site. Logo, não posso dizer sobre o valor do frete, etc. Só peço para se lembrarem dos impostos brasileiros se forem adquirir algo nesta loja. Mas, enfim, eu adorei esta jaqueta do Mike, que custa US$34,50:

http://www.disneystore.com/monsters-university-varsity-jacket-for-boys/mp/1332120/1000219/


 - Meu Malvado Favorito 2 - O filme irá estrear no dia 05/07/13 no Brasil. Horário das sessões no website oficial do filme: http://universalshowtimes.com/br/meumalvadofavorito2/?emb=officialwebsite
Agora que o empreendedor Gru deixou para trás uma vida de super crimes para criar Margô, Edith e Agnes, Gru, Dr. Nefário e os Minions têm algum tempo livre par aproveitar.
Mas, assim que ele começa a se adaptar ao seu novo papel como pai de família, uma organização ultrasecreta dedicada ao combate do mal em todo o mundo bate à sua porta. Agora, depende de Gru e de sua nova parceira, Lucy Wilde descobrir quem é o responsável por um crime espetacular e levá-lo à justiça. Afinal, é necessário o maior ex-vilão do mundo para capturar aquele que está tentando tomar seu lugar...
Ontem (14/07) fui ao cinema para assistir o filme e AMEI!!!! Dei muita risada e achei este filme melhor do que o anterior.
Honestamente, apesar de adorar o Mike e o Sully, acho que gostei mais deste filme. Os Minions estão impagáveis. Vale muito a pena assistir.



 Quem não gosta dos Minions?!? Eles são demais. Aliás, eles estão na lista dos itens mais vendidos no parque da Universal Studios em Orlando Flórida. Antigamente, era possível adquirir produtos da lojinha virtual, que eram enviados ao Brasil. Faz tempo que não realizo nenhuma compra lá e não sei como está o serviço de entregas.

Eu quero esta camiseta do lojinha online da Universal Studios....

https://www.universalorlando.com/Merchandise/Gift/Despicable-Me-Dave-Youth-T-Shirt.html

- Os Smurfs 2 - O website oficial do filme é um pouquinho lento: http://www.smurfhappens.com/site/
Com estréia prevista para o dia 02 de agosto de 2013, Gargamel está, mais uma vez, atrás da essência dos protagonistas. Para atingir seu objetivo, ele cria os Naughties, seres pequeninos que são uma espécie de versão malvada dos Smurfs. Os heróis precisarão contar com a ajuda dos amigos humanos para salvar a Smurfette das garras dos inimigos.







 




Para os mais velhos, os grandes lançamentos são o novo Super Homem, O Cavaleiro Solitário e Percy Jackson.

 - O Homem de Aço - vulgo, o novo Super homem, estreará no Brasil no dia 12/07/13. O atraso na estréia do filme, em relação ao restante do mundo, foi devido à Copa das Confederações... Trata-se, novamente, do recomeço da história do super herói. Agora, com o ator Henry Cavill (ator inglês, mais baixo que os atores anteriores e escolhido, principalmente, por causa do seu papel no seriado The Tudors). Sinopse:
Nascido em Krypton, o pequeno Kal-El viveu pouco tempo em seu planeta natal. Percebendo que o planeta estava prestes a entrar em colapso, seu pai (Russell Crowe) o envia ainda bebê em uma nave espacial, rumo ao planeta Terra. Ao chegar ele é criado por Jonathan (Kevin Costner) e Martha Kent (Diane Lane), que passam a chamá-lo de Clark. Com o tempo ele demonstra ter uma força descomunal, o que amedronta seus pais. Eles pedem que ele jamais demonstre seus poderes, mesmo em situações de emergência, já que nem todos conseguirão compreendê-lo por ser diferente das demais pessoas. Ao crescer, Clark (Henry Cavill) se torna uma pessoa isolada e frustrada. Em meio aos seus problemas emocionais, ele resolve usar seus poderes para ajudar a humanidade e se torna o Super-Homem. 
O filme tem arrecadado boas bilheterias no exterior. Não sei o que esperar...
Assisti o filme ontem e não é que gostei?!? Sabemos a história, mas ela foi atualizada para explicar, por exemplo, porque o Superman voa no planeta Terra mas não os habitantes em Kripton e, principalmente, não colocaram uma Lois Lane idiota, o que sempre me irritou nos outros filmes. Afinal, no passado, por causa do terno e do óculos, uma excelente repórter não conseguia notar as semelhanças entre o super herói e o seu amigo repórter. Neste filme, a Lois é inteligente e sabe muito bem quem é Clark Kent. Quanto ao Henry Cavill, a melhor explicação sobre a sua atuação foi dada em uma das falas do próprio filme: "He´s hot!!!". 
Gostaria que houvessem mais diálogos entre os personagens e menos ação e que o ator Henry Cavill fizesse mais a barba rsrsrsr.
Já foi anunciado o próximo filme do Man of Steel, para 2015 e contará com a presença do Batman. Todos os atores deste primeiro filme já foram confirmados para a sua sequência.



                               



 - O Cavaleiro Solitário - Também com estréia marcada para o dia 12/07/13, aqui no Brasil, o Cavaleiro Solitário é mais conhecido como Zorro. Como, normalmente, gosto dos filmes do ator Johnny Depp (o famoso Jack Sparrow de Piratas do Caribe), estou com uma certa expectativa positiva em relação ao filme. Sinopse:
Texas, 1869. John Reid (Armie Hammer) é um representante da lei que, após uma emboscada, fica ferido e é abandonado por seus inimigos. À beira da morte, ele é salvo pelo bom índio Tonto (Johnny Depp), que passa a ser seu fiel escudeiro. Agora, Reid busca vingança e para isso, passará a usar uma máscara tornando-se o famoso Cavaleiro Solitário. Misturando ação e humor, esta aventura baseia-se na complexa convivência entre os dois heróis, e na impiedosa luta contra a corrupção e a ganância. 

                       


- Percy Jackson e o Mar de Monstros - com estréia marcada para o dia 16 de agosto de 2013, há diversos fãs esperando a continuação deste 2o livro da série. Sinopse:
O aniversário de 17 anos de Percy Jackson (Logan Lerman) foi surpreendentemente calmo, sem ataques de monstros ou algo do tipo. Entretanto, uma inocente partida faz com que Percy e seus amigos se vejam desafiados a um jogo de vida ou morte contra um grupo de gigantes canibais. A chegada de Annabeth (Alexandra Daddario) traz ainda outra má notícia: a proteção mágica do Acampamento Meio-Sangue foi enveneada por uma arma misteriosa e, ao menos que seja curada, todos os semideuses serão mortos. Não demora muito para que Percy e seus amigos tenham que enfrentar o mar de monstros para salvar o local. 

                         





quinta-feira, 20 de junho de 2013

FESTA NEON - ADOLESCENTE - BALADA - TEEN

Seus filhos, como os meus, estão crescendo e, agora, começam a querer balada com DJ e música ensurdecedora? 
Esqueça as festas meigas, com cores combinando. O que eles adoram é festa com sanduíches de metro, pizza, cachorro quente, batata frita e refrigerante. Para a minha tristeza, nem bolo de aniversário eles curtem....
Como tema, sempre sugiro festa à fantasia ou com muito brilho, estilo anos 70 (sem que eles saibam disto).

TEMA DA FESTA: Glow in the Dark ou Let´s Party!!!!













Sei que não irei resistir e farei uma mesinha básica de doces e um bolinho como este...

http://www.segredosdavovo.com.br/2011/08/festa-tema-balada-2/

http://ofertasdaloren.blogspot.com.br/2012/04/festa-balada-teen.html

Adorei os mini sanduíches abaixo



CONVITE BALADA


http://convitinhosepresentinhos.blogspot.com.br/2010/03/convite-balada.html





BOLOS

Como me pediram, seguem aqui algumas dicas de bolos.























BOAS COMPRAS


Embalagem com 30 balões, no formato palito, que ficam iluminados quando submetidos à luz negra custa R$14,37.

http://www.magazine25.com.br/magazine25/interface/product.asp?&departamento=galinha-pintadinha&produto=balao-palito-neon-cores-citricas---30-unidades&dept_id=26244&pf_id=AF30718

Embalagem com 30 balões de 25cm cada, que brilham na presença de luz negra, custa R$22,95.

http://www.tozaki.com.br/tozakifestas/produto/615/balao+neon+sortido++balloontech
Gel para cabelo que brilha quando há luz negra (cores: rosa, amarelo, verde ): R$11,25.

http://www.magazine25.com.br/magazine25/interface/product.asp?departamento=baladinha-turma-da-monica&produto=gel-para-cabelo-fluorescente-neon-150grs-verde&dept_id=26230&pf_id=41111VR

Tinta spray para cabelo por R$5,99.

http://www.misterfestas.com.br/spray-de-cabelo-fluorescente.html


Pulseira fluorescente por R$0,80 a unidade:
http://www.misterfestas.com.br/pulseira-silicone-fluorescente.html


Tinta facial líquida fluorescente, no Kalunga, por R$14,20.

http://www.kalunga.com.br/prod/tinta-facial-liquida-c-3-cores-fluorescente-yur/732401?menuID=83
 O pacote com 5 unidades de tintas fluorescentes cremosas, com cores variadas, custa R$12,00.

http://www.kalunga.com.br/prod/tinta-facial-cremosa-c-5-cores-fluorescente-yur/732400?menuID=83

Embalagem com 25 unidades de copo que brilha na luz negra custa R$10,99. Cores: laranja, rosa, roxo e verde.

http://www.magazine25.com.br/magazine25/interface/product.asp?departamento=festa-balada&produto=copo-descartavel-balada-300ml-neon-roxo---25-unidades&dept_id=262385&pf_id=41290RX







Conjunto com 4 colheres que brilham no escuro por R$6,00

http://www.misterfestas.com.br/colher-neon-com-4-unidades.html

Pacote com 12 gelos que piscam custa R$35,64.

https://www.agaivota.com.br/produto/Enfeite-de-Festa-%252d-Gelo-Pisca-%252d-Pacote-c%7B47%7D-12-Unidades.html

Embalagem com 6 bases para copos ou garrafas por R$5,29.

http://www.festaexpress.com/produto/2153881/Neon-Drink---Base-iluminada-para-garrafas-e-copos-(6un)


Pacote com 12 unidade de colar com enfeito luminoso custa R$13,90.

https://www.agaivota.com.br/produto/Enfeite-Colar-Luminoso-%252d-Pacotes-com-12-Unidades-Sortidos..html
Embalagem com 12 wraps fluorescentes para cupcake por R$9,90 na Barra Doce
http://www.barradoce.com.br/cat/formas_e_acessorios_de_cupcakes/2466.html

Pacote com 10 unidades de vela fluorescente por R$6,12:

http://www.a25festas.com.br/produto/13594/vela+fluorescente+com+suporte++10+unidades


Para fabricar globos de dança, encontrei esta fita de espelho, com 4cm de largura que é vendida por metro (R$6,0 o metro)

http://www.armarinhosantacecilia.com.br/espelho-em-tira/FE/64/4595/&cm1=5&cm2=146&m=B&-artesanato-cm1-5&-espelho-em-tira-cm2-146

Globo espelhado de 30cm por R$84,99 (encontrei vários globos no mercado livre, com preços melhores mas, como não conheço os vendedores, prefiro colocar lojas virtuais que também possuem lojas físicas)


http://www.a25festas.com.br/produto/6947/globo+espelhado+para+iluminacao+de+festa++30cm+de+diametro


O que acha de pintar vasos, móveis ou fazer um painel com tinta fluorescente?
No Leroy Merlin a tinta spray custa R$34,90.

http://www.leroymerlin.com.br/detalhe-do-produto/-/produto/86870581

Pacote com 10 gravatas neon custa R$9,99. Há o modelo da Monster High mas está em falta na loja Tozaki.
http://www.tozaki.com.br/tozakifestas/produto/2580/gravata+neon+10un

Pote com 100 pulseiras neon custa R$15,99.

http://www.tozaki.com.br/tozakifestas/produto/4202/pulseira+neon++100+unidades
Luminária de fibra ótica por R$3,09 (achei muito barato...)

http://www.misterfestas.com.br/abajur-fibra-otica-micro

Que tal pintar almofadas ou fazer um painel de tecido com tinta fluorescente? O potinho da acrilex custa R$2,70 no Armarinho Santa Cecília.

http://www.armarinhosantacecilia.com.br/tinta-tecido-fluorescente-37-ml---acrilex/TTF37ML/64/550